Zen e espaço Entrevista com o arquiteto Yuichi Kodai
O arquiteto japonês Yuichi Kodai, nascido em Kyoto e radicado na Suíça, cria espaços que captam a essência da filosofia Zen. Nesta entrevista, fala sobre a importância da textura, a casa de banho como espaço de refúgio e o papel central da limpeza na vida quotidiana japonesa.

Arquitetura Zen, design Zen – o Zen está na moda. Mas o que significa realmente?
Do meu ponto de vista, o termo está algo banalizado. Zen não é sinónimo de materiais brancos ou minimalismo. O Zen reflete o nosso eu interior e a forma como interagimos com o espaço.
Pode dar um exemplo?
Quando tocas numa superfície, não sentes apenas a textura, ganhas consciência do teu corpo naquele momento. No meu projeto de renovação em Stäfa, na Suíça, utilizei madeira queimada para o corrimão e paredes revestidas com argila para criar uma experiência tátil mais marcada. Passar a mão pelo corrimão enquanto te movimentas pelo espaço converte-se em algo mais do que um movimento prático: crias um momento de ligação entre corpo e espaço. Tento conceber espaços onde esses momentos acontecem naturalmente.
Como se relaciona isso com os tempos atuais?
A era digital alterou a forma como experimentamos o mundo. De certa forma, fez com que as nossas interações sejam mais imediatas, mas também tenham mais afastamento físico. Tento incorporar aspetos sensoriais e mentais no design: o que se cheira, o que se sente na pele. Não sei como a inteligência artificial se desenvolverá, mas não substitui experiências sensoriais diretas.

Textura como consciência sensorial?
A háptica é essencial, inclusive no pavimento. Utilizo a técnica japonesa tradicional Naguri: estruturas entalhadas à mão na madeira. É uma sensação maravilhosa debaixo dos pés. Na casa de banho de Stäfa, cobri todas as superfícies com argila, criando uma atmosfera quase de caverna. As paredes texturadas transformam o espaço num santuário pessoal, livre de estímulos visuais desnecessários. No Japão chamamos-lhe «Ma».
O que significa «Ma»?
«Ma» é um elemento essencial na forma como projetamos o espaço. Representa a relação entre espaço e tempo. Cada elemento funcional é tratado como na cerimónia do chá japonesa: movimentos, materiais, interações, tudo é deliberadamente composto. Na prática, isto significa instalações técnicas ocultas, materiais criteriosamente escolhidos e uma interação pensada entre o corpo e o espaço contribuem para uma sensação de calma e melhoram a experiência espacial.


A tecnologia da sanita foi propositadamente escondida atrás da parede?
Sim. Do ponto de vista do design, sistemas como o Geberit Duofix oferecem uma clareza espacial. Os componentes técnicos permanecem ocultos, sem interferir na estética.
Como japonês, sente que é quase uma questão de honra ter uma sanita bidé...
...que, curiosamente, foi inventada na Suíça! Tive a minha primeira sanita bidé aos seis anos. Toda a gente tinha uma, era como ter uma Nintendo.
Porque é que as sanitas bidé são norma no Japão, mas não na Europa?
No Japão, a limpeza não é apenas um hábito: é parte integrante da nossa cultura. A primeira lição na escola é como limpar a nossa sala de aulas. Isso tem algo de Zen. Varrer o chão de manhã ou ao fim do dia molda a nossa mentalidade. Limpar conscientemente não só purifica o espaço, como também a mente.
Sobre Yuichi Kodai |
---|
Yuichi Kodai, arquiteto japonês, vive e trabalha em Zurique (Suíça). Cofundador da Kodai and Associates GmbH, conjuga estética japonesa com precisão suíça, dedicando-se à arquitetura, design de interiores e jardins. «Cresci em Kyoto, rodeado de jardins, casas de chá, templos e santuários. Muitos edifícios modernos das décadas de 70, 80 e 90 fazem referência a isso, e isso moldou-me profundamente.» |
Dados
Geberit know-how
Produtos Geberit utilizados no projeto
- Sanita bidé AquaClean Mera
- Placa de descarga Sigma70, aço inoxidável escovado
- Estrutura de montagem Geberit Duofix
Subscreva a eView A newsletter Geberit para arquitetos

Em todo o mundo, os produtos e soluções Geberit são utilizados em edifícios de todos os tipos. Aqui encontrará uma seleção dos projetos mais interessantes.
Periodicamente, a eView, a newsletter de referência da Geberit, aborda um tema atual no setor da construção. Além de exemplos de projetos espetaculares, a eView apresenta entrevistas com arquitetos, especialistas em construção e designers, além de outras informações interessantes.